Blogs de miembros de la RIC:

5º Festival Estadual de Contadores de Histórias (Porto Alegre, Brasil)

Biblioteca Lucila Minssen comemorou seu 58º aniversário com o 5º Festival Estadual de Contadores de Contadores de Histórias organizado anualmente.02, 03 e 04 de Outubro de 2012 Casa de Cultura Mário Quintana.

Parabéns pelo aniversário, Festival e seu trabalho com as histórias e a animação à leitura.


Abertura do Festival 02 de outubro. Para ver as oficinas e programação clique aqui.



02 de outubro
 14h/18h

Sala Lili Inventa o Mundo | 5ª andar CCMQ.
Oficina O universo brincante do contador de historias
Ministrante Carlos Godoy (SP) é contador de histórias, ator e arte-educador, trabalha na Cia Mapinguary. Esse ano participou do 1° Encontro de Contadores de Histórias em Cuiabá e do programa Quintal da Cultura na TV Cultura. Também ministra cursos A arte de Contar histórias, no Senac Penha e Santo Amaro.
Proposta A oficina prioriza o contato com o Jogo Teatral, através dos Brinquedos Cantados, Brincadeiras de Roda, Jogos de Mãos, Improvisação Teatral e principalmente a técnica da Contação de Histórias. Recuperar a tradição oral é uma das técnicas utilizadas para estimular, a espontaneidade, a imaginação e a criatividade.





17h/18h

Travessa dos Cataventos | térreo CCMQ
Show Lítero Musical Entrou por um fio... Saiu por um laço... Quem quiser que dê um abraço
Ministrante Grupo SEIVA (SP)

Maratonas de histórias
03 de outubro
 Sala A2B2 e C2 do 2ª andar da CCMQ
9h A descoberta da dona Joaninha com Suzana Montauriol (Valinhos/SP)
9h30min Boneco Neco & Maria Flor  com Francisco Gilson Costa Filho (Fortaleza/Ceará)
10h O pote vazio com Simone Silvério Prado (Carapicuiba/SP)
10h15min
- A Cuca vem pegar
com Andrea Duarte
- Tampinha com Elisabete Pacheco (Juazeiro do Norte/Ceará)
14h O menino que coleciona guarda-chuvas com Na Cia. das histórias (Ponta Grossa/PR)
14h30 min A flauta do tatu com Julia Damazio Rodrigues (Tubarão/SC)
15h O Par de Sapatos com Ulisses Junior (Campinas/SP)
15h30min Um passarinho chamado Mario com Léia Cassol (Porto Alegre/RS)
16h A bolsa, a bolsinha e a bolsona com Felicia Fleck (Florianopolis/SC)
16h15min O Caso das Bananas com Irene Tanabe (São Paulo/SP)
 Travessa dos Cataventos – térreo CCMQ
17h/18h Performances com Grupo SEIVA com Aline Maciel, Carlos Godoy e artistas do Festival.

04 de outubro
 Sala A2B2 e C2 do 2ª andar da CCMQ
9h Os músicos de Bremmem com Carlos Godoy (São Paulo/SP)
9h30min A bruxa Salomé com  Elaine Klein (Pinhais/PR)
10h A Botija de Ouro com Ponto de Cultura Teatro Gera Vida e Vida Gera Teatro (Tupã/SP)
10h15 min O Lobo e os Sete Cabritinhos com Marta Troian Pulita (Caxias do Sul/RS)
14h O Menino de Olho d'Água com Danilo Furlan (Maringá/PR)
14h30 min Cantigas Contadas com Leila Pereira e Karine Cunha (Porto Alegre/RS)
15h O Castelo e o Mistério com Márcia Dieter (Ivoti/RS) e Liliane Silva (São Leopoldo/RS)
15h30min A Tal Fruta Amarela com Aline Razzera Maciel (Florianopolis/SC)
16h A Galinha de Angola com Júlio Cezar da Silva Santos (Canoas/RS)
16h15min Hikôki e a mensageira do Sol com Lucrécia Freitas Leite (Belo Horizonte/MG)
 Travessa dos Cataventos – térreo CCMQ
17h/18h Performances com Grupo SEIVA, Aline Maciel e artistas do Festival.

Oficinas
03 de outubro
9h/13h
Sala A5 | 5ª andar CCMQ

Como se conta historias
Ministrante Ulisses Junior (SP). É ator, palhaço, contador de histórias e arte- educador. Fundou a associação Nina- Núcleo Interdisciplinar de Narradores Orais e Agentes de Leitura, onde criou e produziu o I e II Vila de Histórias- Encontro Nacional de Contadores de Histórias. Atualmente trabalha com o Coletivo Aquarela de Educação e Arte desenvolvendo projetos de promoção de leitura e contadores de histórias .
Proposta Com muita pratica, prazer e ludicidade, a oficina visa, despertar novos contadores de história, fazer  com que os participantes descubram meios de contar histórias. Serão utilizados acessórios com cordas, bastões, músicas, dinâmicas, e jogos de improviso, passando por técnicas cômicas de introdução ao clown, os alunos irão descobrir e explorar as mais diversas possibilidades de encarar o público e encanta-los com o sabor lúdico das histórias.






9h/13h
Sala A5 | 5ª andar CCMQ.

Historias contadas com Origami
Ministrante: Irene Tanabe (São Paulo/ SP). Graduada em Comunicação Social – PUC/ Campinas. É Arte- Educadora com Curso de Formação em Contadores de Histórias  . O Brincar e o Imaginário Infantil - Extensão Universitária na PUC/SP . Tendo conhecimento da arte de dobradura desde pequena. desenvolveu técnicas de narrar histórias com origamis, inclusive  para diversos tipos de deficiências (cegos, surdos e hospitalizados). Apresentou-se  na UNESCO e no Festival Conte Outra Vez, em Recife/Pernambuco. Além de diversas outras instituições.
Proposta: O intuito desta oficina  é mesclar a arte de narrar histórias com a arte de dobrar o papel. Sensibilizar e capacitar contadores de histórias, educadores,  para a introdução do origami na narração de histórias, estimulando a elaboração de dinâmicas e conteúdos que possam ser aplicados em atividades educativas, lúdicas ou cênicas e que possibilitem refletir sobre a importância desta atividade.
Os interessados deverão solicitar previamente na biblioteca a lista dos  materiais para oficina.  



9h/13h
Sala A5 | 5ª andar CCMQ.

Ser contador de historias
Ministrante: Alicce Oliveira (Cuiabá/MT) é atriz  e contadora de histórias . Formada em Pedagogia pela  UFMT . Idealizadora do Projeto “Contos do Mato”, FUNARTE/2009. Em 2010 foi Coordenadora do Projeto “CEJA um Contador de Histórias” e neste ano Idealizou e Coordenou o Encontro Nacional de Contadores de Histórias em Cuiabá.
Proposta: A oficina visa estimular os participantes a descoberta do seu próprio contador de histórias, por meio da sensibilização através dos trabalhos de expressões corporais, vocais, histórias e memória.



14h/18h

Sala Lili Inventa o Mundo | 5ª andar CCMQ.
Aventais temáticos para Contação de historias
Ministrante : Julia Rodrigues (Tubarão/RS) é pedagoga, narradora de histórias, artesã. Formada em  pedagogia e pós graduada em Educação Infantil e Mídias na Educação. Professora, diretora de CEIs e coordenadora pedagógica. Apresenta o programa de TV “ Era uma vez...” da UNISULTV. Como artesã produz recursos visuais para contação de história.
Proposta: A oficina de aventais temáticos para contar histórias e poesias visa proporcionar a confecção de recursos visuais com materiais de baixo custo para encantar o contador e os ouvintes da contação, com histórias e poesias inéditas da literatura moderna.
Os interessados deverão solicitar previamente na biblioteca a lista dos  materiais para oficina. 



04 de outubro
9h/13h

Sala A5 | 5ª andar CCMQ.
O ritmo nas historias
Ministrante: Aline Maciel (Florianopolis/SC) é mestre em Letras pela UFSC, trabalha com teatro, teatro deformas animadas,  cinema, rádio, música e Contação de Histórias. Como contadora de histórias, se apresenta e dá oficinas na Biblioteca Barca dos Livros, em escolas, faculdades e em eventos. Atua em parceria com outros contadores de histórias e músicos.
Proposta: A oficina pretende trabalhar o ritmo e o improviso na Contação de Histórias. Através de exercícios, músicas, danças e dinâmicas, os participantes poderão aprimorar sua noção de ritmo e de percepção sonora a fim de melhorar seu desempenho como contadores de histórias.



9h/13h

Sala Lili Inventa o Mundo | 5ª andar CCMQ.
A arte de contar historias
Ministrante: Larissa Magagnini (Guarulhos/SP) é atriz, arte-educadora, contadora de historias.  Bacharelado e licenciatura em Teatro . Fundadora do  Grupo Três Marias e Um João,  onde atua desde 2009. Participa dos editais: Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura SP, Bibliotecas Municipais e  Contação de Histórias em  São Bernardo do Campo, realizando  oficinas de contação de histórias no Centro Cultura Ruth Cardoso e Feira Educacional de Educação (Guarujá).
Proposta: A oficina foi elaborada a partir de pesquisas e práticas do Grupo Três Marias e Um João. No seu desenvolvimento metodológico são explorados jogos teatrais utilizados na arte educação, a tradição oral no contexto contemporâneo, o trabalho coletivo no contexto cultural e social.  Através desses conhecimentos são elaboradas atividades lúdicas e dinâmicas que pretendem colaborar na formação de cada indivíduo.



14h/18h

Sala A5 | 5ª andar CCMQ.
Contando historia de coração para coração
Ministrante: Con Lopes (Uchoa/SP). Graduada em Letras; Pós Graduação: A arte de contar histórias . É educadora e contadora de histórias desde 1998; Associada da  Red Internacional de Cuentacuentos ; Atualmente atua como coordenadora de atividades culturais e capacitações pela Oficina Cultural Fred Navarro e pela CML Produções; Apresenta “A hora do Conto”, em vários espaços da cidade;  e ministra palestras  em  instituições  pelo  Sistema Ser de Ensino – Ed. Abril.
Proposta: Apresentar um novo olhar para a narração de histórias, sensibilizar os participantes para sua importância e da apresentação de recursos e técnicas auxiliares com ênfase para a narrativa simples, a história dramatizada ou projetada em algum objeto e  contada com o livro. A oficina pretende contribuir no despertar do contador de histórias que há em cada um.



14h/18h

Sala Lili Inventa o Mundo | 5ª andar CCMQ.
Literatura aplicada a contaçãoo de historia
Ministrante: Alfredo Mourão (Ponta Grossa/Paraná) é Arte-educador e Coordenador de Programação e Projetos da Secretaria de Cultura e Turismo de PG , participou da  coordenação do FLICAMPOS. Ministra oficina para educadores e dinamizadores culturais.  É coord.  de Extensão do Curso de Letras da Faculdade SECAL . Com o Grupo Na Cia das Histórias ,  apresentam-se  em  escolas e instituições sócio educativas, desde 2006.
Proposta: utilizar-se dos contos e da contação como recurso para reflexões sobre temas e conteúdos possíveis de aplicação na sala de aula ou no projeto cultural e socioeducativo; desenvolver propostas de aproveitamentos temáticos com as linguagens interdisciplinares   e do momento encantador por ele proporcionado junto aos educandos. Da(s) ideia(s) central(is) do conto promover conexões com outras possibilidades temáticas.




Contos Populares
Teatro Carlos Carvalho
02 de outubro
19h Boi Barroso com Léia Cassol (Porto Alegre/RS)
19h20min História da  Quase Morte do Zé Malandro com Cia ContaCausos (Chapecó/SC)
19h40min Maria Borralheira com CarlosGodoy (São Paulo/SP)
20h Valente, o Boi Bumbá com Francisco Gilson Costa Filho (Fortaleza/Ceará)
20h20min O anel mágico com Simone Silvério Prado (Carapicuiba/SP)
20h40 Boi de Mamão com Fabia Barbosa e Adriana Medeiros (Tubarão/SC)

03 de outubro
19h O Casamento da Dona Baratinha com Aline Maciel (Florianopolis/SC)
19h20min João Jiló com Alicce Oliveira (Cuiabá/MT)
19h40min Vida Boa é do Rex com Con Lopes (Uchoa/SP)
20h As trapalhadas do Zé Bocoió com Marcinha Moureira Ponto de Cultura Teatro Gera Vida e Vida Gera Teatro (Tupã/SP)
20h20min A Árvore de Amrita com Larissa Magagnini (Guarulhos /São Paulo)
20h40min Um Conto Bem Contado com  Ulisses  Junior (Campinas/SP)

Ingressos, inscrições e agendamentos
Contações de Historias:
Adultos: ingressos R$ 12,00 por turno. Brinde: livro com  algumas das historias contadas no Festival.
Escolas: 1 sessão de historia + visita à brinquedoteca + lanche + livro
Escola Publica R$ 10,00
Escola Particular R$ 12,00.
Mediante agendamento prévio
pelo fone: 51- 32257089.

Oficinas
Inscrições:
até 20 de setembro  R$ 40,00, após esta data R$ 50,00.


Formas de pagamento:
- Na Biblioteca:
Rua dos Andradas 736 -5ª andar da Casa de Cultura Mario Quintana
- Deposito bancário:
Banrisul, Agencia 0839 | conta nº 41.852295.0-0
Associação Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen
Solicitamos que após efetuarem o pagamento
nos informe por telefone ou e-mail
e tragam o documento no dia do evento
 
quando forneceremos o recibo.

Informações









No hay comentarios:

Publicar un comentario